O Marketing Social é um instrumento indispensável de crescimento. De fato, como sua principal essência está concentrada além dos lucros de uma empresa, adotar o conceito faz diferença nos resultados. Se você quer que seu negócio deixe uma marca positiva na visão do público, saiba que o caminho envolve promover causas ou ideias.
O mais importante, nesse caso, é encontrar algo que agregue ao tipo de serviço oferecido e montar um planejamento detalhado. Só assim será possível envolver o seu público conforme os valores defendidos internamente para se tornar referência no mercado de atuação.
Quer saber mais? Vamos explicar o que é Marketing Social e mostrar como colocá-lo em prática em 3 dicas. Acompanhe:
Entenda o que é Marketing Social
O Marketing não está ligado somente ao aspecto mercantilista que tem como objetivo o lucro, único e exclusivo. Na verdade, ele vai além e sua empresa pode e deve pensar no social. De acordo com Philip Kotler, autor do livro “Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital”, a inclusão tornou-se a nova tendência. Sendo assim, a principal essência do Marketing Social está centrada na mudança de comportamento de maneira positiva para a empresa e para o seu público com o objetivo de promover causas ou ideais.
Planejamento estratégico
O primeiro passo para fazer uma campanha social de sucesso é planejar estrategicamente, aplicar e realizar atividades informativas. Como resultado, a partir de ações segmentadas, você possibilita uma mudança de comportamento no seu time de funcionários e também no público consumidor.
Vale lembrar que esse tipo de trabalho deve ser focado em desenvolver atividades sustentáveis e que proporcionem o bem-estar da comunidade de maneira geral. Com a estratégia de Marketing Social bem aplicada, todos os envolvidos serão beneficiados: sua empresa, a causa, a instituição, os clientes e a comunidade.
Conheça as categorias do Marketing Social
As ações praticadas com o Marketing Social podem ser direcionadas às áreas de cultura, educação, saúde ou comercial. Basta avaliar, inicialmente, o tipo de trabalho realizado por seu negócio e a imagem que deseja passar.
Logo, se torna muito mais simples criar um relacionamento de identificação com o público. Veja, a seguir, alguns exemplos de categorias:
- campanhas sociais: divulga mensagens que tenham interesse do público, como cuidados com a saúde ou ajuda humanitária em tempos de crise;
- relacionamento: aproxima o público da empresa e tenta fazer com que os clientes participem das atividades sociais. Um exemplo está no oferecimento de serviços de saúde gratuitos em campanhas pontuais;
- patrocínio a eventos sociais: apoiar financeiramente eventos ou atividade culturais;
- filantropia: tem como objetivo fazer a doação para uma entidade/instituição. Um bom exemplo é doar cadeira de roda para obesos ou crianças com deficiência;
- promoção social do produto e da marca: normalmente são estabelecidas parcerias em que a empresa utiliza o logotipo de uma entidade.
Você pode optar por apenas uma dessas estratégias ou trabalhar com várias em conjunto. Cabe, então, fazer um estudo que defina metas, segmento, público e identificar a melhor maneira para adotar o Marketing Social.
Confira 3 dicas para fazer Marketing Social
Para que sua empresa tenha êxito em uma campanha de Marketing Social, é necessário seguir algumas dicas. Saiba que por mais que seja realizada uma pesquisa sobre assunto, a recepção do público conta muitos pontos na hora de definir qual conceito o negócio vai adotar em longo prazo.
Então, se torna muito importante montar campanhas que considerem o feedback no direcionamento das decisões internas. Conheça, a seguir, 3 dicas essenciais para ter sucesso no Marketing Social independentemente de sua área de atuação!
1. Faça parcerias com outras empresas
Utilizar parcerias de maneira estratégica é um verdadeiro divisor de águas. O motivo é que fazer ações de Marketing Social em conjunto ajuda em dois pontos: redução dos custos e reconhecimento de marca.
Quando seu negócio está junto com quem é considerado referência no social, você também ganha credibilidade. Ou seja, uma boa forma de começar é procurar por quem já conhece o caminho das pedras e abrir diversas oportunidades.
2. Use as mídias digitais
De nada adianta colocar uma série de ações alinhadas em prática se você não souber como comunicá-las ao público. Por este motivo, pense nas mídias digitais como uma parte importante da estratégia no momento do planejamento. O grande segredo, nesse caso, é tomar bastante cuidado com o tom das ações para não parecer uma ajuda sensacionalista.
3. Escolha instituições idôneas
É importante selecionar uma instituição que defenda causas e valores relevantes com prestação de serviços úteis à sociedade. Sendo assim, pesquise por opções idôneas que defendem uma causa alinhada com sua empresa de maneira geral.
Uma sugestão interessante, na hora de contribuir com a sociedade e a inclusão de pessoas com deficiência, é a Lacre do Bem. A instituição doa cadeiras de rodas para quem é de baixa renda e tem mobilidade reduzida.
Todo o processo é realizado por meio da coleta de lacres de latinhas que são direcionados para empresas de reciclagem. O dinheiro recebido é revertido integralmente na compra de cadeiras de rodas. Hoje, são mais de 140 pessoas na lista de espera e uma das necessidades é adquirir cadeiras de rodas para obesos (acima de 120 kg) que costumam ser as mais caras.
O Marketing Social agrega valor para sua marca e é capaz de torná-la única. Sem contar que gera uma série de benefícios para a comunidade ao mesmo tempo que aproxima os serviços do público. Como resultado, as ações promovem o crescimento do negócio no mercado e melhorias positivas em diferentes áreas.
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